Assim como outras categorias pelo mundo, a Fórmula Truck tem apresentado um importante crescimento tecnológico. O mais recente, que nesta quarta etapa, a ser disputada dia 14 no Autódromo Velopark, está em fase final de implantação, é o detector eletrônico de fumaça, que tem o nome técnico de Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça.

O novo processo permite medir, objetivamente, a emissão de fumaça de cada caminhão, de forma eletrônica e, com isso, eliminar uma das maiores discussões entre pilotos, chefes de equipes, engenheiros e os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo, quanto ao excesso de fumaça, que é punido pelo regulamento da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul.

O Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça é algo inédito no mundo e foi criado especialmente para a Fórmula Truck pela empresa DSA, que a partir desta temporada de 2015 se tornou parceira técnica e consultora da Fórmula Truck. O detector de fumaça é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no escapamento. Um desses sensores emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo o que os técnicos chamam de opacidade, que é a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Na prática, isso significa mais fumaça.

“Esse sistema é inédito no mundo e não atrapalha em nada a saída dos gases do motor. Essa inovação tecnológica foi criada pela DSA, uma empresa 100% brasileira, especialmente para a Fórmula Truck e também ajuda a preservar o meio ambiente. Além, é claro, de eliminar a subjetividade de maior ou menor quantidade de fumaça”, explica Daniel Sofer, diretor de Engenharia e criador da empresa.

Para dar tempo de as equipes e os pilotos se adaptarem ao novo sistema, nas primeiras etapas, a partir do dia 12 de julho em Goiânia, o sistema será programado para aceitar limites mais tolerantes.

“No entanto esses limites terão de ser reduzidos ao longo das etapas. O objetivo da categoria é o de ter as performances excepcionais dos caminhões da Fórmula Truck, emitindo o mínimo de fumaça e com o máximo de conteúdo tecnológico”, disse Sofer, que é doutor em engenharia mecânica especializado em motores a combustão interna.

O melhor de tudo é que o Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça passa dados on line para os comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo, que poderão punir imediatamente os faltosos. Aliada a esse envio de dados, a central eletrônica também armazena todas essas informações, que podem ser consultadas logo após o final da corrida ou do treino.

Atenção jornalistas:

Nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 9 horas no Autódromo Velopark, acontecerá uma entrevista coletiva com a presença dos três primeiros colocados (Leandro Totti, Felipe Giaffone e Djalma Fogaça) e de Neusa Navarro, presidente da Fórmula Truck. Será servido um café da manhã e serão sorteadas quatro voltas rápidas, que serão dadas em seguida, entre os presentes. Confirmações pelo email miltonalves@formulatruck.com.br

Acampamento e churrasco liberados no Velopark

A corrida da Fórmula Truck no Velopark terá a área de camping liberada para a montagem de barracas. A partir da sexta-feira, dia 12 de junho, será possível escolher os lugares para ver a corrida. Para estacionar motos o preço é de R$ 5; carros R$ 10; vans R$ 24 e ônibus e motorhomes R$ 50. A área destinada para acampamento tem acesso pelo portão 5, com visibilidade para a reta oposta. Apenas neste local é permitido fazer churrasco, além de entrar com alimentos e bebidas. Esta é mais uma facilidade que a Fórmula Truck dá aos gaúchos, os mais fanáticos torcedores do automobilismo brasileiro.

Ingressos à venda

Os ingressos para acompanhar a quarta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 14 de junho no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 12 de junho. Para acompanhar, das arquibancadas, todos os treinos de sexta e sábado e a corrida o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 12 e 13 de junho (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 14 de junho), que não receberão.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (14/6), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos, o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

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Texto: Milton Alves
Imagens: Marcello Paiva